Dez alimentos que ajudam a dormir

Ter boas noites de sono é essencial para uma vida mais saudável e tranquila. Hoje em dia, as pessoas têm o cotidiano cada vez mais corrido, repleto de péssimos hábitos alimentares, estresse, e acabam tendo o sono prejudicado, entre outros problemas de saúde.

amendoas

Algumas pessoas não tem uma vida tão estressante, mas mesmo assim não conseguem dormir por causa da maldita insônia, e alguns alimentos podem dar aquela ajudinha básica para pegar no sono. Neste artigo vamos mostrar alguns alimentos saudavéis, saborosos e de preparo prático que podem tornar sua noite de sono muito mas agradavél.

1. Nozes

As nozes contém um poderoso aminoácido chamado triptofano. Esse aminoácido ajuda a regular o sono, pois aumenta a produção de melatonina (hormônio natural produzido pelo cérebro durante a noite para ajudar a pegar no sono) e serotonina (hormônio que produz a sensação de prazer). Esses hormônios juntos ajudam a regular o relógio biológico proporcionando uma noite de sono mas benéfica.

Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/bem-estar/noticia/2015/03/entenda-os-beneficios-de-nozes-para-a-saude-intestinal-cerebral-e-vascular-4729671.html

2. Leite e Iogurte

Cálcio é um dos aminoácidos mas importantes para o corpo humano, e nada melhor do que laticínios para encontrá-lo. Os nutrientes encontrados no leite, por exemplo, são essenciais para o corpo humano. Já foi comprovado por estudos que a falta de cálcio no organismo está diretamente ligada à insônia.

3. Banana

Além de ser um bom relaxante muscular, os nutrientes encontrados nessa fruta, como magnésio e potássio, ajudam a relaxar também os músculos e os nervos. A fruta também produz vitamina b6 que aumenta a produção de serotonina. Outro benefício da banana é o preço baixo e a praticidade de consumo do alimento, podendo ser ingerido com leite ou até mesmo com iogurte de frutas.

4. Cereja

Essa pequenina fruta vermelha contém várias propriedades para a saúde do nosso corpo, por ser rica em melotonina, hormônio que nos deixa em um estado de relaxamento. A sua praticidade também chama atenção, pois pode ser ingerida na forma sólida ou até mesmo em um suco.

5. Aveia

Muitos atletas e praticantes de atividades físicas fazem uso diário de aveia, principalmente no café da manhã. A aveia aumenta os níveis de açúcar no sangue dando uma sensação de sonolência após o seu consumo. Também pode ser ingerida com outros alimentos, como leite e a banana.

6. Mel

mel

O mel também pode atuar como indutor do sono, ajudando no relaxamento dos músculos e dos nervos. Uma boa dica é que seja ingerido com um copo de leite quente antes de dormir, já que os laticínios também ajudam no sono como explicamos anteriormente.

Veja mais sobre o mel no seguite link: http://www.mel.com.br/

7. Espinafre

Além de auxuliar na produção de melatonina, o espinafre também é fonte de potássio, magnésio e cálcio. Outras folhas como a couve também contém o mesmo efeito benéfico do espinafre.

8. Alface

O alface contém uma substância chamada lactucário que têm propriedades sedativas. Você pode ingeri-lo em forma de uma deliciosa salada ou até mesmo fazer um suco de alface com hortelã antes de dormir.

9. Peixes

Salmão e anchova também são muito benéficos para saúde e podem ser ingeridos com uma salada no jantar. Outra opção também saborosa porém mas econômica é o atum.

O peixe é rico em vitamina b6 que como já vimos também nos ajuda a ter uma boa noite de sono.

10. Chá de camomila

Estudos comprovaram que o chá de camomila tem substâncias calmantes que ajudam a dormir com mais facilidade agindo no organismo como um leve sedativo. Por isso que algumas pessoas quando ficam nervosas costumam tomar chá de camomila.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *