Catequina

Este nome pode parecer estranho não é? Pois saiba que a Catequina pode ser mais útil para você do que pode imaginar agora. Isso se você, como a maioria da população atual estiver afim de perder uns quilinhos. Quer saber o que é a catequina e como ela pode te ajudar? Leia este texto!

catequinas

O que é a Catequina?

Este nome pode soar estranho para a maioria das pessoas, mas a catequina nada mais é que um fitonutriente que tem uma forte capacidade antioxidante.

A composição da Catequina pode variar entre epicatequinas (EC), epicatequinas gallate (ECG), epigallocatechin (EGC) e epigallocatechin gallate (EGCG) e podem estar presentes naturalmente em alguns alimentos.

A catequina no chá verde

A catequina está presente no chá verde e é a substancia responsável pela maioria de seus benefícios por ter elementos nutricionais únicos.

O chá é considerado um superalimento, esteja ele na sua versão verde, preto ou branco, isto porque ambos vem da mesma planta, a Camellia Sinensis que é rica em catequina.

O que gera a diferença entre os chás é a forma em que são feitos, o chá verde por exemplo, é feito com suas folhas sendo secas e cozidas ao vapor, sem serem fermentadas.

A quantidade total de catequinas presentes no chá verde varia entre 13 e 30% do seu peso seco, ou seja, de 200 a 300 mg de catequina por um copo de 500 ml.

Benefícios da Catequina

A maioria dos benefícios do chá verde são causados pela nossa querida catequina, e eles não são poucos. A substancia ajuda na perda de peso, no aumento do metabolismo e outros:

• Cancer: Estudos demonstraram que a taxa de câncer em países que consumem muito chá verde, como o Japão, é menor do que a dos países que não tem seu uso tão forte, isto porque a substancia pode suprimir o crescimento de tumores por dificultar a liberação do fator de necrose tumoral-alfa, responsável por estimular a promoção do crescimento de tumores

• Diabetes: A catequina tem sido usada como uma forma combater a diabetes, isto porque estudos constataram que ela tem um importante papel na prevenção da diabetes tipo 1 e que retarda a progressão da doença uma vez adquirida. O chá verde tem sido tradicionalmente usado para o controle de açúcar no corpo, e a catequina pode normalizar a produção de insulina por diabéticos por inibir ligeiramente as enzimas de digestão de carboidratos

• Doenças cardíacas: As propriedades da catequina podem ajudar na prevenção de doenças cardíacas como a aterosclerose e a doença arterial coronariana. Estatísticas comprovam que quem bebe o chá verde regularmente tem uma chance 36% menor de desenvolver estas doenças já que diminui o nível do colesterol ruim no sangue

• Perda de peso: Além dos outros benefícios citados, a catequina ainda ajuda na perda de peso já que aumenta o metabolismo e ajuda na queima de gorduras. Testes com a substancia fizeram ratos perderem até 21% do seu peso corporal e depois de dias consumindo o chá verde os ratos diminuíram a ingestão de comida em 60%.

Agora a catequina não é mais uma estranha para você, com tantos benefícios é raro quem não fique tentado em fazer seu uso, por isso aproveite estas informações e comece a beber chá verde.

Veja também:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *