Sódio

O sódio é um mineral e também um dos conservadores mais antigos no mundo, capaz de impedir o desenvolvimento de micro-organismos que deterioram os alimentos.

Pode ser encontrado também em diversos alimentos, é também um dos principais itens de uma cozinha, tanto de uso doméstico como industrial, vulgarmente é conhecido como sal, responsável em dar sabor aos pratos principalmente os quentes.

A ingestão recomendada de sal ideal de um modo geral para uma pessoa, é de aproximadamente 6 g por dia, a mesma quantidade que tem 1 colher de chá, mas, atenção, esta quantidade é apenas, para pessoas que não sofrem de hipertensão (pressão alta).

Já para as pessoas que já apresentam problemas de pressão alta, a dose diária do produto recomendada é no máximo de 35 mg, ou, conforme a prescrição médica.

Sódio

Quais os riscos de consumir sódio em excesso

O sódio, ou o sal, quando consumido em excessos provoca a liberação de alguns hormônios que podem causar vários problemas como a retenção de líquidos e ainda, elevar a pressão sanguínea, tudo isso, prejudica o funcionamento do coração, já que terá que trabalhar mais rápido.

Quando esse quadro se agrava, a quantidade de sódio ingerido deve ser praticamente zero, afim de tentar reverter o problema.

Já as mulheres idosas devem consumir a menor quantidade possível de sal mesmo que não sejam hipertensas, já que o excesso de sal no organismo acaba provocando a liberação do cálcio através da urina, o que levaria ao desenvolvimento da osteoporose.

Quais outras fontes existentes de sódio

Existem no mercado dezenas de alimentos industrializados a disposição do consumidor, e todos geralmente tem quantidades elevadas de sódio, afim, de garantir a durabilidade do produto, portanto, a dica é ler as informações no rótulo, antes mesmo de adquirir o produto.

Estes alimentos são encontrados em diversas categorias entre os principais estão os frutos do mar, os enlatados, as conservas como picles e azeitonas, embutidos e defumados como salame, salsicha, linguiças entre outros, além dos pacotes de salgadinhos.

Quantos tipos de sal(sódio) existem

Atualmente existem vários tipos de sal(sódio) a venda para consumo, entre os quais os mais vendidos são:

Sal refinado

É o sal comum utilizado no preparo de alimentos, acrescido de iodo conforme lei.

Sal marinho

É um sal granulado e por não ser refinado, não tem a obrigatoriedade de ter iodo na composição.

Sal grosso

Este é outro tipo de sal granulado e também como não é refinado sem iodo, utilizado somente em churrascos, ou, como auxiliar na limpeza de ambientes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *