Flavonoides

Os flavonoides pertencem ao grupo de compostos fenólicos que são extraídos de pigmentos de algumas plantas, os quais beneficiam o organismo devido apresentarem propriedades antioxidante, anti-inflamatória, antirreumática, e são indicados também para a prevenção de tumores e câncer

Podem ser encontrado em diversas frutas, flores e vegetais, atualmente já estão identificados cerca de 5 mil tipos de flavonoides diferentes classificados como chalconas, flavonas, isoflavonas, antocianinas, auronas, flavonóis, entre outros.

Os flavonoides já fazem parte do dia a dia já que sempre estão presentes no cardápio, lembre-se de consumir cada um deles para conseguir ao máximo de benefícios para a saúde. Confira quais são:

Flavonoides

Chá preto, branco e verde

O ideal é consumir as folhas de chá sem processamento, pois são mais ricas em flavonoides.

Soja

O grão de soja é rico em isoflavonas, indicado para a saúde da mulher, já que pode reduzir sintomas da menopausa, osteoporose e baixar os níveis de colesterol.

Frutas vermelhas

São antioxidantes evitam o envelhecimento das celulas, dessa forma previne o aparecimento de tumores, e ainda, ajudam a memória.

Alho

O alho é rico em flavonoides e apresenta propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antivirais, baixa o nível do colesterol e evita problemas cardíacos.

Maçã

A fruta tem vitaminas, sais minerais, fibras e a quercitina, um flavonoide indicado para reduzir o risco de AVC, e câncer no estômago, pulmão e fígado.

Chocolate amargo

Contém a flavonoide chamada catequina, antioxidante, antialérgica e anti-inflamatória. Quem consome chocolate amargo tem menso chance de desenvolver problemas cardíacos.

Uva, vinho tinto e suco de uva

Devido aos flavonoides presentes na uva e derivados, previnem doenças cardíacas, reduzem o colesterol e previnem o envelhecimento prematuro das células, aliado ainda contra diabetes e na prevenção do câncer.

Espinafre

Possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, previnem o aparecimento de radicais livres. Graças ao carotenoides presente nas folhas melhora a visão.

Brócolis

É um vegetal que pode prevenir o desenvolvimento de câncer principalmente no pulmão, órgão dos mais afetados nos fumantes.

Cebola

Este é um dos vegetais que mais fazem parte nas refeições diárias, seja como guarnição em saladas, sobre os bifes ou como tempero do arroz e feijão. Tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.

São mais de 5 mil itens ricos em flavonoides para escolher e compor o cardápio, e todos tem propriedades fantásticas que só beneficiam o organismo. Portanto, vale a pena tornar os pratos mais saborosos e coloridos na hora de se servir, já que cada cor pode significar flavonoides diferentes na mesa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *