Os flavonoides pertencem ao grupo de compostos fenólicos que são extraídos de pigmentos de algumas plantas, os quais beneficiam o organismo devido apresentarem propriedades antioxidante, anti-inflamatória, antirreumática, e são indicados também para a prevenção de tumores e câncer
Podem ser encontrado em diversas frutas, flores e vegetais, atualmente já estão identificados cerca de 5 mil tipos de flavonoides diferentes classificados como chalconas, flavonas, isoflavonas, antocianinas, auronas, flavonóis, entre outros.
Os flavonoides já fazem parte do dia a dia já que sempre estão presentes no cardápio, lembre-se de consumir cada um deles para conseguir ao máximo de benefícios para a saúde. Confira quais são:
Chá preto, branco e verde
O ideal é consumir as folhas de chá sem processamento, pois são mais ricas em flavonoides.
Soja
O grão de soja é rico em isoflavonas, indicado para a saúde da mulher, já que pode reduzir sintomas da menopausa, osteoporose e baixar os níveis de colesterol.
Frutas vermelhas
São antioxidantes evitam o envelhecimento das celulas, dessa forma previne o aparecimento de tumores, e ainda, ajudam a memória.
Alho
O alho é rico em flavonoides e apresenta propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antivirais, baixa o nível do colesterol e evita problemas cardíacos.
Maçã
A fruta tem vitaminas, sais minerais, fibras e a quercitina, um flavonoide indicado para reduzir o risco de AVC, e câncer no estômago, pulmão e fígado.
Chocolate amargo
Contém a flavonoide chamada catequina, antioxidante, antialérgica e anti-inflamatória. Quem consome chocolate amargo tem menso chance de desenvolver problemas cardíacos.
Uva, vinho tinto e suco de uva
Devido aos flavonoides presentes na uva e derivados, previnem doenças cardíacas, reduzem o colesterol e previnem o envelhecimento prematuro das células, aliado ainda contra diabetes e na prevenção do câncer.
Espinafre
Possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, previnem o aparecimento de radicais livres. Graças ao carotenoides presente nas folhas melhora a visão.
Brócolis
É um vegetal que pode prevenir o desenvolvimento de câncer principalmente no pulmão, órgão dos mais afetados nos fumantes.
Cebola
Este é um dos vegetais que mais fazem parte nas refeições diárias, seja como guarnição em saladas, sobre os bifes ou como tempero do arroz e feijão. Tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.
São mais de 5 mil itens ricos em flavonoides para escolher e compor o cardápio, e todos tem propriedades fantásticas que só beneficiam o organismo. Portanto, vale a pena tornar os pratos mais saborosos e coloridos na hora de se servir, já que cada cor pode significar flavonoides diferentes na mesa.