Proteínas

Proteínas são as macromoléculas que se encontram no organismo e são responsáveis pelo crescimento de unhas, cabelos, na manutenção da pele e ainda, pela construção de músculos, podendo ser fabricado pelo organismo, ou, ser obtida através da alimentação.

A proteína pode ser encontrada sob a forma de alimentos de origem animal como carnes, peixes, ovos, leite, queijos e iogurtes, e também pode ser de origem vegetal como encontrada nas ervilhas, na soja, entre outras.

As proteínas dos vegetais podem ser encontradas no feijão, nos grãos, nas lentilhas e no arroz, mas, para serem transformados em proteínas de boa qualidade precisam fazer as corretas parcerias, como os exemplos abaixo:

O prato preferido dos brasileiros é o 1º da lista, o arroz e o feijão, seguido de outros menos conhecidos como ervilhas e milhete; lentilhas e trigo sarraceno; quinoa e milho e arroz integral e ervilhas vermelhas.

Proteínas

As Proteínas x Atletas

Para os novos atletas que pretendem adquirir massa muscular em pouco tempo, uma dica, é necessário ingerir proteínas após o treino, esse é um meio de evitar lesões, além de auxiliar na recuperação dos músculos.

Qual a quantidade de proteínas diária para ganhar massa muscular

Para o atleta que segue uma dieta o ideal é ingerir 1,5 gramas de proteína por cada quilo de seu corpo por dia, dessa maneira fica mais fácil aumentar a massa muscular e definir o corpo, principalmente quando são feitos os exercícios para hipertrofia muscular.

O que são alimentos ricos em proteína magra

São os alimentos que apresentam uma quantidade de gordura muito mais baixa se comparado a outros, como por exemplo os alimentos vegetais em geral, e também podem ser de origem animal como frango sem a pele, somente a clara de ovo sem a gema, e peixes magros como a pescada, já que cada grama de proteína tem apenas 4 calorias, por isso, é importante conhecer o valor de cada alimento.

O consumo da proteína proporciona uma saciedade mais prolongada, e o ideal é combinar porções de proteínas magras como arroz, pães e massas integrais, essa é a melhor forma de reduzir a ingestão de carboidratos, responsáveis pelos depósitos de gordura que se formam ao redor da cintura, conhecido como gorduras localizadas.

Para as pessoas que estão querendo eliminar alguns quilos e ainda ficar com a barriga zerada, a dica é monte seu cardápio com proteínas magras, como peixes, aves, queijos brancos, ovos, e vegetais, e inclua junto arroz, massas, e pães integrais.

E se conseguir consumir alguma proteína logo no café da manhã, dificilmente sentirá fome no decorrer do dia. Experimente!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *